terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Você sabe avaliar as condições dos ovos...


Limonada Suiça








Você vai precisar dos seguintes itens:

2 limão tahiti (ou outro de sua preferência)
1 litro de água
Adoçante a gosto
gelo
Modo de Preparo

Lave bem a casca do limão, com uma esponja ou escovinha. Depois corte a fruta em 4 gomos e tire a fibra branca que fica no meio. Bata os pedaços de limão no liquidificador, juntamente com a água e o adoçante. Passe por uma peneira, sem apertar a poupa coada. Sirva com gelo.
Decore conforme sua preferência...

Drink Diet de Maracuja ...














Para um litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta concentrado de maracujá...


ÁGUA AROMATIZADA....







Fresca , a água aromatizada fica com suave sabor e cumpre o objetivo de hidratar.

Deliciosa e sem calorias, traz um prazer especial no hábito de beber água e é ideal para manter aquela dietinha saudável.

Pode ser feita com diversos ingredientes, como casca de frutas e especiarias, o que vale é usar a criatividade. Eu experimentei com morango, limão, laranja e fica divino! Dá para variar a fruta de acordo do gosto de cada um.

INGREDIENTES
1 jarro de vidro
1 litro de água filtrada ou mineral

Fruta de sua preferência:
1 casca de limão cortada em espiral ou 1 casca de laranja cortada em espiral ou morangos cortados

MODO DE FAZER Misturar todos os ingredientes à água e manter o jarro de vidro na geladeira por 1 hora. Retire os ingredientes da água ou não, conforme sua preferência.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Torta de Ricota Diet





Foto by Mariana de Oliveira



Ingredientes:

- 500 gr de ricota amassada(s) ou queijo minas
- 1 lata(s) de leite condensado Diet
- 1 lata(s) de leite desnatado
- 5 ovos
- 1 colher(es) (sopa) de amido de milho
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Passas (opcional)



Cobertura

Um copo de geleia de goiabada


Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos as claras. Quando estiver em ponto de neve, envolver sem bater, só misturar. Se colocar passas, envolva-as em farinha de trigo.
 Unte a forma com margarina e farinha e despeje tudo colocando para assar durante cerca de 30 a 40 minutos.



Cobertura

 Despeje a geleia em cima da torta. Espere esfriar e coloque na geladeira.




Salada de grão de Bico





Foto by Mariana de Oliveira
Ingredientes:


250 gramas de grão de bico
1 cenoura (grande) ralada
1 cebola (média) ralada
2 tomate (grandes) cortados e sem sementes
Azeite de oliva extra virgem (o quanto baste)
Salsinha picada (o quanto baste)
1 limão taiti (com bastante caldo) * opcional
Azeitonas picadas ( o quanto baste)
2 ovos cozidos picados
1 pimentão cortado
Sal
Pimenta a gosto



Preparo

Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 15 a 20 minutos, mas não deixe o grão desmanchar! Depois de cozido, escorra e coloque numa bacia grande. Misture todos os ingredientes e tempere, deixe na geladeira até a hora de servir. Decore com folhas de alface crespa...


Obs.: O grão de bico deve ficar de molho de um dia para o outro, retirar a pele que envolve o grão de bico e levar para cozinhar na pressão com sal e duas folhas de louro.

Espero que gostem!


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pão de ló Diet




Fotos by Mariana de Oliveira...







Ingredientes:

05 claras em neve
05 gemas
10 colheres (sopa) de agua
05 colheres (sopa) de adoçante em pó
05 colheres (sopa) de farinha de trigo
01 colher (sopa) de fermento em pó



Modo de Preparo:

Bata 05 claras em neve.
Bata 05 gemas com as 10 colheres de água ate dobrar o volume.
Junte as 05 colheres de adoçante, 05 colheres de trigo mexa bem e junte as claras em neve e o fermento. Coloque para assar em assadeira untada em forno pré-aquecido por 07 a 10 minutos.


Cobertura:

Creme de Baunilha

02 xícaras de leite
01 colher de sopa de adoçante uma pó
01 colher de sopa de maisena
01 colher de sopa de baunilha

* Leve ao fogo mexendo até engrossar...


Para decorar morangos...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Grão-de-Bico





Ele foi um dos primeiros alimentos cultivados pelo homem ainda na pré-história. Séculos depois, seu sabor adocicado conquistou o paladar dos faraós, gregos e legionários romanos. Rico em nutrientes, vem com um adicional: é capaz de deixar as pessoas mais felizes


Origem

Ele vem do sudeste da Turquia e pertence à família das Fabáceas (leguminosas). Comercializadas por espanhóis, portugueses e indianos durante o século 16, suas sementes saíram do Oriente para conhecer as terras mediterrâneas e asiáticas. Graças à sua adaptabilidade ao clima frio, o grão-de-bico conquistou seu espaço em várias partes do mundo, inclusive nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Atualmente, a Índia é responsável por quase 70% da produção mundial e sua população, diferentemente da brasileira, é uma das que mais utilizam o grão-de-bico nas receitas do dia-a-dia. Sua planta é um arbusto que não passa de 60 cm e suas flores podem ser brancas, vermelhas ou azuis. As sementes mais conhecidas são a kabuli (branca), a desi (preta) e a chana (amarela). Porém, a arqueóloga Kris Hirst afirma que só na Turquia e na Síria existem mais de 21 variedades.

Nome

A semente, conhecida em inglês como chickpea, é chamada pelos alemães de kichererbse e pelos espanhóis de garbanzo. Mas para os franceses, o grão-de-bico, como é conhecido popularmente no Brasil, tem o nome de pois chiche. Diferentemente dos italianos, que o chamam de ceci, os turcos o conhecem por nohut. Porém, cientificamente o nome correto é Cicer arietnum.

Propriedades nutricionais

Em 100 g, são encontradas 160 kcal, um pouco mais de 9 g de proteína, 7,5 g de fibras e 3 mg de ferro. Para Andréa Cristina Penati Ferreira, mestranda no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), nutricionalmente, o grão-de-bico tem muito a oferecer, mas mesmo assim é pouco consumido no Brasil. "É uma leguminosa que tem grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências proteicas e minerais da população, uma vez que é boa fonte de minerais", disserta em seu trabalho sobre alterações químicas e nutricionais do legume.

Segundo a nutricionista Caroline Bergerot, autora do livro Cozinha Vegetariana, o grão-de-bico é uma excelente fonte para todas as pessoas e idades por seus nutrientes e sua versatilidade na culinária. "É uma leguminosa simática, com um sabor agradável e que nos permite criar pratos magníficos. Para quem procura se alimentar corretamente, de forma a equilibrar diariamente seu cardápio, com certeza o grão-de-bico é um companheiro. Ele não é calórico, contém nutrientes necessários e ainda pode ser associado a cereais para a obtenção de aminoácidos essenciais, fazendo com que as proteínas animais possam ser reduzidas (para quem busca o vegetarianismo) ou descartadas." Caroline afirma ainda que por ser uma boa fonte de ferro, a leguminosa pode ser consumida com limão ou laranja para ajudar na absorção do mineral, mas sempre com moderação.

Propriedades medicinais

Quem come grão-de-bico se sente mais feliz. Essa foi a conclusão de um grupo de cientistas israelenses. Segundo o estudo, um aminoácido presente na composição do legume é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Esse mesmo aminoácido é usado pela indústria farmacêutica para a fabricação de antidepressivos. Além do reconforto, o legume ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, diminui o colesterol e ajuda nas funções intestinais. E mais ainda: suas fibras ajudam na digestão e ele pode ser recomendado para quem sofre de anemia, por causa do ferro presente.

No entanto, Caroline alerta: "Quando dizemos que determinado alimento pode auxiliar em algumas condições patológicas, não significa que a pessoa deva incluí-lo diariamente em seu cardápio. É importante ter informações sobre os alimentos e saber que se alimentar é um processo importante".

Curiosidades

A história dos alimentos sempre se misturou à cultura e lendas da humanidade. E com o grão-de-bico não seria diferente. Acredita-se que começou a ser produzido no período Neolítico, por volta do ano 10.000 a.C., quando o homem pré-histórico deu início à agricultura e conseguiu domesticar suas sementes.

Segundo o historiador Pierre Tallet, o faraó Tutancâmon era um apreciador desse legume. Na Grécia antiga, era utilizado em sobremesas ou em massas que seriam assadas em tijolos. No primeiro livro de receitas de que se tem notícia - Apicius - escrito entre os séculos 4 e 5 pelos romanos, a leguminosa fazia parte de muitos pratos. Arqueólogos já encontraram suas sementes carbonizadas, junto com arroz, em fortes de legionários.

A partir de então, muito se fala sobre o grão-de-bico. O físico Nicholas Culpeper afirmou que era mais nutritivo do que a ervilha. Já alguns acreditam que as sementes selvagens são poderosas afrodisíacos.

Fonte: Revista dos Vegetarianos