sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diabete - Tudo o que você precisa saber sobre a doença!



A diabete já  é considerada uma epidemia mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia 171 milhões de diabéticos no mundo em 2000. A estimativa para 2030 é de 366 milhões!



A diabete é uma doença silenciosa, não dói, não provoca reações estranhas e, por isso, muitas vezes os danos aparecem antes mesmo da pessoa descobrir que é diabética. E pode aparecer em qualquer idade, não poupa crianças, nem idosos. Todo mundo corre o risco de desenvolvê-la.



Segundo o médico Guilherme Furtado, o açúcar está cada vez mais embutido nos alimentos. "A alimentação mudou muito. Na América a gente só perde para os Estados Unidos na quantidade de diabéticos", disse.



O médico explicou que a diabete tipo 1 é a que já nasce com a pessoa. "A pessoa nasce, o pâncreas sofre uma destruição e a produção de insulina é prejudicada. Normalmente a criança vai apresentar alguns sintomas, como sede excessiva, fome exagerada, vontade grande de urinar, dificuldade de cicatrização, visão embaçada ou falta de concentração. Na diabete tipo 2 também existe a característica hereditária, mas tem mais a ver com a alimentação e o tipo de vida que o indivíduo leva. As pessoas que são mais obesas ou têm a famosa barriga são mais vulneráveis", explicou.



Guilherme mostrou os alimentos mais saudáveis e recomendados para prevenir a diabete tipo 2 ou mesmo controlar a doença:



Alimentos recomendados:

- frutas com casca ou bagaço, como laranja, abacaxi, maçã, manga, goiaba, banana, pêra...

- verduras

- legumes variados

- cereais integrais

- pão integral

- arroz integral

- leguminosas (feijões - feijão preto, fradinho, branco, manteiga, carioquinha, lentilha, ervilha...)

- oleaginosas (amêndoas, castanha do Pará, nozes, pistache... )

- azeite de oliva extravirgem

- peixes ricos em ômega 3 (pode ser sardinha, atum, arenque, salmão) - é importante que estejam assados, grelhados ou cozidas (frito de maneira nenhuma)

- linhaça em forma de farinha

- farinha de casca de maracujá e farinha de banana verde



Já existem várias pesquisas mostrando que pessoas que adotam uma dieta tipo mediterrânea, rica em frutas, verduras, legumes, peixes e azeite, têm bem menos risco de ter diabete, por ser ela rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que protegem o corpo de doenças.



Alimentos que podem ser ingeridos com moderação:

- açúcar mascavo

- mel

- melaço

- batata baroa

- batata doce

- batata inglesa

- macarrão

- arroz branco

- carne vermelha sem gordura

- frango com pele

- linguiça

- salsicha



É preciso vencer mitos como: o diabético não pode comer cenoura ou beterraba porque tem açúcar. A moderação é a palavra de ordem!



O grande problema é quando falamos de batatas (inglesa, doce, baroa) que não devem ser consumidas com arroz ou macarrão, por exemplo. Essa combinação aumenta muito o conteúdo de carboidratos da refeição.



Se for optar pelas batatas, fique com a ordem de: batata baroa, doce e por último a inglesa, que têm menos nutrientes e fibras do que as outras.



Alimentos proibidos:

- açúcar branco

- 2 fatias de pão branco = 2 ½ colheres (sopa) de açúcar

- ½ pacote de biscoito recheado ou 60g = 4 colheres (sopa) de açúcar

- 25g de chocolate = 1 ½ colher (sopa) de açúcar

- 1 colher (sobremesa) de catchup = ½ colher (sopa) de açúcar

- 200ml de refrigerante = 2 colheres (sopa) de açúcar

- pizza

- cheesburguer com batata frita




Fonte: Site Ana Maria Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!